História 
 
Há mais de oitenta anos, um grupo de ilustres trespontanos que se destacavam principalmente no comércio da cidade, conseguiu reunir dezenas de empresários de diversos setores para apresentar a proposta de criação de uma associação que pudesse defender seus interesses e promover maior integração entre os associados. A memorável reunião realizou-se no dia 12 de janeiro de 1936, no antigo Cine Teatro Ideal, localizado na Praça Cônego Victor, onde hoje está construída a residência de dona Terezinha Rodrigues. O local foi utilizado durante muitos anos para as reuniões da associação, assim como o antigo Clube trespontano. Em 1945 foi inaugurada a sede própria, na Rua Afonso Pena, onde funciona até hoje. Ao longo de sua história, a Associação Comercial enfrentou dificuldades e períodos de inatividade, principalmente entre 1952 e 1964. Depois disso, nas sucessivas administrações, passou por reformas, ganhou novas instalações, ampliou seu quadro de associados e consolidou sua força como entidade representativa do comércio, indústria e agricultura do município.
 
Missão 
 
Representar e oferecer soluções inovadoras no setores de comércio, agropecuário, industrial e serviços, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade de nossos associados.
 
Visão 
 
Nossa meta é ser referência regional no setor de representação associativista, reconhecidos por nosso compromisso e capacidade.
 
Valores 
 
A ACAITP valoriza os princípios associativistas, assim como as ações de promoção e desenvolvimento do ser humano e da sociedade de forma contínua, reconhecendo e reforçando as bases de suas ações com compromisso ético e de sustentabilidade social,econômica e ambiental.
 
Espírito de Equipe
 
O compartilhamento de nossas metas e esforços na sua execução baseados em nossa estratégia e plano de ações, aliados com a troca de experiência.